Dias escolares

A Escola

Filosofia 

A escola deverá cumprir com qualidade a sua função social, através de uma ação educativa. Que respeite a opinião do indivíduo na busca e construção do seu próprio ser, considerando-o participante no exercício pleno da cidadania.

Função social - trabalhar o conhecimento com consciência; respeitar as diversidades.

Senso crítico do indivíduo - emitir opiniões com embasamento e argumentos de bom senso.

Busca e construção do seu próprio ser - afirmação de suas múltiplas inteligências.

Participante - é consequência do exercício das múltiplas inteligências.

Exercício pleno da cidadania - conhecer, refletir e aplicar os direitos e deveres.

Objetivo

Objetivo Geral​

Integrar as ações administrativas e pedagógicas promovendo a aquisição de novos conhecimentos. Propiciar ao educador e ao educando, o aprimoramento de suas potencialidades e aptidões. Visando, assim, uma formação crítica-questionadora e responsável para agir no contexto social.

 

Objetivos Específicos 

  • Promover o desenvolvimento integral do aluno.

  • Favorecer o diálogo constante do aluno com os demais profissionais da escola.

  • Formar os alunos para a cidadania e a continuidade de estudos de modo a serem capazes de se inserir com flexibilidade no mercado de trabalho.

  • Implantar projetos educativos e sociais.

  • Buscar a participação e integração escola-família, através de reuniões, eventos, etc.

Metodologia

“Terá de haver um método como ponte lançada sobre o abismo entre o ser do educando e o seu dever-ser”.
(Ney Lobo)

 

A evolução do ser humano se processa pela continua e permanente transformação do homem, e as mudanças ascendentes provocadas pela educação. Assim podemos dizer que a prática pedagógica é responsável pela visão do aluno como autor e criador do seu próprio destino.

Portanto:

• O professor deve ter a competência de selecionar, organizar e elaborar os objetivos, conteúdos e métodos a partir da realidade social em que o aluno está inserido;

• O professor deve ter uma prática reflexiva com relação a sua ação, com objetivos crítico social, conscientizando-se da responsabilidade na questão do saber fazer;

• Deve ainda, ser um mediador – problematizador, motivando na criança a dúvida e a curiosidade, respeitando aquilo que o aluno já sabe e partindo das condições concretas da sua existência;

• O professor precisa direcionar sua ação educativa, capacitando a criança a ver, aprender, expressar-se, descobrir e assumir a responsabilidade de ser uma mudança desta realidade;

• O educador deve cumprir a sua função sendo capaz de não uniformizar o modo de pensar do educando, tornando-o um ser questionador e criativo.

 

A EDUCAÇÃO NÃO DEVE SER VOLTADA À SUBMISSÃO. TEMOS QUE EDUCAR PARA A LIBERTAÇÃO, PARA A TRANSFORMAÇÃO E PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA PLENA.

 

O objetivo principal da escola é o aluno no seu processo de aprendizagem. O aluno como um ser ativo, que percorre uma caminhada na construção e reconstrução de conceitos e interações com o meio. O ensino deverá proporcionar o desenvolvimento da autonomia moral, intelectual e intuitiva, ajudando o aluno a emergir para a originalidade.

Material Didático 

O Centro Educacional CRANDON promove a educação onde o educar é ir muito além da apresentação de conteúdos.

O aprendizado escolar fornece instrumentos para que o aluno possa assumir posturas diante da vida. Acima de tudo, ensina a estabelecer relações sociais em que haja respeito pelo outro, transformando-os em homens e mulheres do bem.

A nossa equipe escolar – professores, famílias e estudantes – agem de maneira integrada para o funcionamento adequado de nossa proposta pedagógica, onde a sala de aula é o ponto de partida do aprendizado.

Nossa escola utiliza o Sistema de Ensino Ético da SOMOS Educação. Sistema este que está reformulado e seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Conheça um pouco mais sobre o Sistema de Ensino Ético e SOMOS Educação:

A SOMOS é uma companhia brasileira de educação, fundada em 1960 como Abril Educação e atualmente pertence ao Grupo Cogna Educacional.
Atendendo hoje mais de 130 mil escolas e cerca de 30 milhões de alunos em todos os estados brasileiros.
Fazem parte da SOMOS marcas como Anglo Sistema de Ensinos, Ético Sistema de Ensino, Editoras Saraiva, Scipione e Ática entre outros. Atualmente a plataforma Plurall é a maior plataforma de ensino digital do país e é utilizada por nossa escola para as aulas on-line!

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Normas Escolares

Constitui direito dos alunos:

1. Receber bom ensino;
2. Em igualdade de condições, receber orientação necessária para realizar suas atividades escolares e outras: sociais, esportivas e culturais e sua frequência;
3. Tomar conhecimento dos resultados do seu aproveitamento escolar e sua frequência;
4. Requerer transferência, matrícula ou cancelamento desta, por si ou por meio de seus pais ou responsáveis, quando for menor de idade;
5. Defender seus interesses, sem intermediários, com a assistência dos responsáveis legais;
6. Dirigir-se ao Diretor, em termos adequados, sobre qualquer assunto da vida escolar.

 

Aos alunos compete:

1. Manter exemplar conduta pública e particular, social, cívica e moral no estabelecimento ou fora dele;
2. Comparecer participativa e pontualmente às aulas, provas, exercícios e outras atividades determinadas pela autoridade competente;
3. Respeitar os membros da Direção, do Corpo Docente e funcionários do estabelecimento;
4. Apresentar-se às aulas e outras atividades em condições de asseio e devidamente uniformizados se assim for exigido pela Direção;
5. Manifestar bons costumes e manter a integridade física e moral de quem quer que seja.

 

É vedado ao aluno:

1. Ausentar-se do estabelecimento, durante o período letivo sem autorização, ficar pelos corredores ou dependências deixando de assistir as aulas;
2. Promover subscrições, excursões, coletas ou rifas sem autorização da Direção;
3. Imprimir ou distribuir publicações que contrariem as normas de ética e moral;
4. Desacatar ou desrespeitar seus colegas, direção, professores e funcionários podendo ser suspenso das aulas e mesmo excluído do estabelecimento;
5. Atentar contra os bons costumes ou contra a integridade física e moral de quem quer que seja.