Projeto Tudo é Arte Nas Escolas

 


Oficinas Artísticas

1. Descrição:
Implantação de técnicas artísticas (Batik – Serigrafia) e noções básicas de costura e marcenaria como alternativa de sustentabilidade social, econômica, ambiental e cultural
Promover a troca de conhecimento através das oficinas ministradas; resgatar a auto-estima e os valores locais; proporcionar a experimentação da arte estimulando a concentração e a criatividade; possibilitar a evolução do indivíduo na sociedade; usar técnicas como alternativa geradora de renda; conscientização e preservação do meio ambiente.
Público alvo: geral (aberto a todos).
Cidade de realização: Balneário Piçarras - SC

 

2. Justificativa:
Devido à carência de ações culturais e sociais, faz-se necessário a implantação de oficinas artísticas para uma melhor condição de vida das comunidades de todo Brasil nas dimensões sociais, econômica, ambiental e cultural.

 

3. Meta:
O projeto tem como meta levar o conhecimento técnico e a vivência artística às pessoas da comunidade de Balneário Piçarras - SC e todo Brasil. Incentivar a criação de um artesanato com identidade local. Utilizar matéria-prima (reciclada, reutilizada) para desenvolver novos produtos utilitários decorativos.
O Projeto atenderá vinte pessoas no máximo por cada oficina ministrada e criará um programa de regularidade agendada aberto durante o ano.

 

4. Objetivo:
O Projeto Tudo é Arte promove a troca de conhecimento com a comunidade através de oficinas de arte, incentivando as pessoas a ampliar e mostrar seu trabalho como forma de expressão e sustentabilidade, resgatando a auto-estima, valores locais e conscientizando a importância da preservação do meio ambiente.

 

4.1 Objetivos específicos

 

Cultural: Proporcionando a experimentação da arte, estimulando a concentração e a criatividade e troca de experiência.
Social: Criando integração entre as pessoas promovendo encontros que permitam socializar informações.
Econômico: Aprendizado de novas técnicas artísticas que possam gerar uma renda extra. Elaboração de produtos sustentáveis de produção artesanal (almofadas, luminárias, sacolas, etc.).
Ambiental: Usando técnicas que minimizem impactos ambientais.


5. Histórico
A artista plástica Márcia Morelli, sempre sonhou em "viver da arte". Em função de sua sensibilidade natural sua inspiração foi colhida e absorvida ao longo das viagens e o convívio com diferentes povos e culturas.
Caminhos foram trilhados, um destes lhe trouxe o batik, no ano de 1977, técnica milenar que a encantou e a acompanha desde então. A partir do Batik em 1994 criou a empresa "Márcia Morelli EPP", com uma parceria comercial com a franquia Imaginarium ( em desenvolvimento e criação de produtos) mantida a 19 anos. Pessoas agregaram-se, entre elas o Arte-Educador Julio César Palacios. Essa trajetória culminou na criação do "Ateliê Tudo é Arte", em seu sítio em Balneário Piçarras-SC. Cursos, oficinas, vivências e a presença de artistas convidados do Brasil e do Mundo, trazem as mais variadas expressões artísticas.
A Tudo é Arte em seu projeto de oficinas, vem com uma bagagem de sete anos com trabalhos feitos em orfanatos, escolas, universidades, associações de Piçarras, Penha, Farol de Santa Marta, Laguna (SC),Canela (RS), Chapada dos Guimarães (MT), Fernando de Noronha (PE), Aracaju (SE) e algumas atividades no exterior em Rishikesh(Índia).

 

6. Metodologia

 

Yoga: Resgate de valores, não violência, honestidade, auto-estudo. Aulas de 30 minutos.
Apresentação das técnicas de estamparia (batik e serigrafia) através de slides, vídeos. Cronograma de atividades. Linguagem das cores.


Oficina 1: Batik - Forma de estamparia original na Indonésia. Esta antiga técnica consiste em vedar com cera, parte do tecido cuja cor se deseja preservar. O sufixo "tik" em javanês significa "pontos de luz na escuridão".


Oficina 2: Serigrafia - Sistema gráfico milenar que consiste em um processo de impressão no qual a tinta é vazada pela pressão de um rodo sobre uma tela preparada normalmente com nylon que é esticada em um quadro de madeira, essa matriz é preparada com emulsão fotossensível para gravar a arte na tela ao ser exposta a luz. A serigrafia nos torna possível a impressão de desenhos exclusivos em diferentes tipos de materiais.

 

Prática - Conhecer e manusear instrumentos das técnicas de estamparia (batik- serigrafia). Desenho e pintura. Arte final, matriz e impressão.
Criação coletiva - Elaboração e desenvolvimento de produtos sustentáveis (luminárias, almofadas, sacolas). Protótipos, embalagem e target.
Costura: noções básicas, acabamento final do produto, embalagem e target.
Marcenaria: noções básicas, design e construção de uma mesa de estamparia simples, feita de material reciclado.
Obs. O Projeto incentivará os participantes a escrever e desenhar, em seu diário, sobre seus sentimentos e pensamentos a respeito das técnicas aprendidas e vivenciadas.


Contatos:
Márcia Morelli - 47 9163 9456 - E-mail: marciabatik@hotmail.com
Julio Palacios - 47 9225 0486 - E-mail: juliotudoearte@hotmail.com

Facebook: Tudo é Arte